Dois Irmãos
O Restaurante de Gastronomia Mediterrânica

1925

O Restaurante “2 Irmãos” foi fundado em 1925 sendo um dos restaurantes mais antigos do Algarve.
Nas primeiras décadas da sua vida foi uma taberna onde o vinho era guardado em várias pipas de vinho que faziam deste espaço um local de convívio no centro de Faro onde os negociantes discutiam os preços da alfarroba e da amêndoa.
Nesta típica Bolsa de Valores a fama vinha dos berbigões, abertos num fogareiro a petróleo, acompanhados pelos tradicionais carapaus alimados e outra comida regional.
Ao longo dos anos esta casa de sabores e aromas tornou-se uma referência gastronómica em Faro evoluindo, naturalmente, para o conceituado espaço que é actualmente.

1965

Em 1965, o restaurante merece honras de destaque em duas páginas do livro “Algarve, a portrait of a guide” de David Wright e Patrick Swift.
Este poeta sul-africano e este pintor irlandês fizeram das suas viagens um guia e uma crónica de viagens que retrata de uma forma fabulosa o ambiente vivido numa época em que o turismo, como industria, ainda não fazia parte da vida económica de Portugal. A paixão por esta terra fez que Patrick Swift vivesse no Algarve desde 1962 até à sua morte em 1983.

1974

Desde 1974, o casal Brazuna continua a fazer crescer esta casa que a sabedoria culinária de D. Isilda tornou num museu da tradição gastronómica desta zona marítima.
A hospitalidade do Sr. José Maria e a mestria e dedicação na cozinha de D. Isilda contribuíram para que esta casa seja um motivo de orgulho para a cidade de Faro e seus habitantes.

2007

Em 2007 é atribuída, pela Câmara Municipal de Faro, a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro ao Restaurante “2 Irmãos” pela valorização da gastronomia como património cultural, bandeira desta casa centenária.

Presente

Nos dias atuais, o restaurante continua a ser um marco da gastronomia algarvia em Faro. Convidando-o a vir saborear os peixes e mariscos frescos, e as suculentas carnes.